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Maioria dos pequenos negócios mineiros ainda não utiliza a Inteligência Artificial, segundo pesquisa


Divulgação


Oito em cada 10 pequenos negócios mineiros ainda não faz uso de ferramentas da Inteligência Artificial em suas operações e processos. É o que aponta a pesquisa “Negócios Digitais”, realizada pelo Sebrae Minas no mês de julho de 2024, com 809 pequenos negócios do estado. No entanto, entre os empreendedores que utilizam a IA, a maioria (63%) está inclinada a expandir o seu uso nos próximos 12 meses, o que aponta uma forte tendência de crescimento na adoção de inovações tecnológicas.

O principal benefício citado pelos que utilizam a IA é o aumento na eficiência operacional (60%), seguido por melhorias no atendimento ao cliente (36%) e na tomada de decisões (33%). Outros benefícios significativos são maior competitividade (27%), redução de custos (19%) e aumento nas vendas (18%).

Já entre os desafios, 43% dos respondentes citaram a falta de conhecimento técnico (43%), a integração com sistemas existentes (21%) e a manutenção e atualização contínua (16%). Quando perguntados sobre as áreas em que mais utilizam a IA, 44% responderam marketing e publicidade, seguido por desenvolvimento de produtos e serviços (35%). A aplicação em outras áreas, como atendimento ao cliente e automação de processos administrativos também é significativa, ambas com 17% de apontamentos.

“A pesquisa revela que, embora a maioria dos pequenos negócios ainda não faça uso das ferramentas de IA, há um forte movimento para que essas novas tecnologias ganhem cada vez mais espaço. Os pequenos negócios mineiros estão atentos à importância da IA para melhorar os processos e a eficiência operacional e se inserirem no ambiente digital de forma mais competitiva, apesar de ainda existirem desafios que precisam ser superados”, destaca a analista do Sebrae Minas, Tábata Moreira.

A pesquisa apontou também que a presença nas redes sociais é considerada essencial para os pequenos negócios. Segundo os dados, 74% dos entrevistados possuem contas em redes sociais para promover produtos e interagir com clientes, sendo que o Instagram (93%) e o WhatsApp (91%) são as duas plataformas mais utilizadas, seguido pelo Facebook (66%).

No entanto, a adoção de tecnologias como chatbots ainda é baixa, com apenas 23% dos negócios utilizando o recurso de respostas automáticas. “A utilização de chatbots traz diversos benefícios para melhoria do atendimento, como respostas rápidas e eficientes, e a capacidade de lidar com um grande volume de consultas sem a necessidade de intervenção humana constante”, ressalta Tábata.

O comércio on-line ainda é um campo em crescimento entre os donos de pequenos negócios mineiros. Segundo os dados, 34% vendem apenas em lojas físicas, 10% vendem produtos tanto on-line quanto presencialmente, e apenas 6% comercializam exclusivamente on-line. Os demais, não atuam com comércio.

Entre os que operam on-line, o uso de sites próprios foi citado por quase metade dos entrevistados (48%), mas plataformas de marketplace como Mercado Livre e Shopee Brasil também foram apontadas. A principal vantagem do e-commerce, destacada por 56%, é a expansão do alcance geográfico, seguida pela possibilidade de vender a qualquer hora do dia. Contudo, o principal desafio apontado pelos pequenos negócios foi a dificuldade de se destacar no mercado.

O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios. O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.

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