Mais 14 Sindicatos Rurais concluem programa que fortalece gestão e atendimento ao produtor
28 de fev.
Reprodução
A atuação do Sistema Faemg Senar segue promovendo transformações nos Sindicatos de Produtores Rurais de Minas Gerais. Mais um grupo de 14 entidades do Sul de Minas finalizou o programa Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR), totalizando, agora, 29 que concluíram essa jornada de melhorias e modernização.
Os sindicatos que concluíram recentemente o programa são: SPR Borda da Mata, SPR Campanha, SPR Carmo de Minas, SPR Itamonte, SPR Itanhandu, SPR Monte Sião, SPR Ouro Fino, SPR Passa Quatro, SPR Três Corações, SPR Três Pontas, SPR Santana da Vargem, SPR São Gonçalo do Sapucaí, SPR Varginha e SPR Virgínia.
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Três Pontas, Leonardo Reis, o trabalho desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar, por meio do AGSPR, tem sido fundamental para a modernização e fortalecimento das entidades. “O AGSPR transformou a realidade do nosso SPR, trazendo mais organização, eficiência e profissionalismo para o trabalho, tanto da diretoria, quanto dos colaboradores. Melhoramos em diversos aspectos, ampliamos nossa base de associados e conquistamos resultados concretos,” destacou.
Melhorias implementadas
Os sindicatos participantes tiveram avanços significativos em diversas frentes. Houve aprimoramento no registro e controle de dados, na organização da gestão e na identidade visual, com a instalação de placas externas e painéis. Além disso, ações de marketing foram fortalecidas com a implementação de placas de Missão, Visão e Valores, e muitos sindicatos passaram a utilizar o SindApp, ferramenta digital do Sistema Faemg Senar.
Outro avanço foi a criação da "Sala do Produtor", um espaço moderno e equipado para melhor atendimento aos produtores rurais. Também foi realizada a renovação estruturada de diretorias de SPRs, garantindo maior eficiência administrativa.
Segundo Paul Markus Angst, consultor responsável pelo grupo que finalizou o programa, o maior avanço está na forma como os sindicatos passam a enxergar sua atuação e seus associados. "Agora, o produtor rural é visto como um cliente do sindicato, que precisa oferecer soluções reais para suas demandas, fortalecendo a representatividade e a eficiência da gestão sindical,” explicou.
Destaques do grupo
Entre as conquistas específicas, alguns sindicatos tiveram resultados expressivos. O SPR Borda da Mata realizou uma reforma física e visual completa da sua sede. Em Ouro Fino, a grande conquista foi a inauguração da nova sede. Já o SPR Passa Quatro conseguiu reduzir a inadimplência em 91%. Em São Gonçalo do Sapucaí, a renovação da diretoria trouxe a participação ativa de jovens líderes de associações, promovendo uma nova dinâmica na gestão sindical.
A adesão ao AGSPR também trouxe crescimento no número de associados. Alguns sindicatos registraram um aumento de até 20 novos membros após os atendimentos do programa. Além disso, um dos resultados mais relevantes foi a redução da inadimplência: a média geral do grupo apresentou uma queda de 12%.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, reforça que os números falam por si e mostram o impacto transformador do AGSPR nos SPRs.
“Esse trabalho permitiu um diagnóstico detalhado das potencialidades e desafios de cada Sindicato, proporcionando um direcionamento mais eficiente para suas ações. Com isso, os Sindicatos estão mais preparados para atender o produtor rural de forma assertiva, fortalecendo a proximidade com o setor produtivo e implementando soluções que realmente fazem a diferença na vida dos produtores rurais”, destacou
Comments