top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Mais de 16 mil irregularidades: Crea-MG amplia ações para garantir segurança em obras

Mais de 16 mil irregularidades: Crea-MG amplia ações para garantir segurança em obras
Reprodução
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) reforçou suas ações fiscalizatórias em 2024, registrando mais de 16 mil irregularidades em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências em todo o estado. No último ano, foram realizadas 68.195 fiscalizações, um aumento de 7,67% em relação a 2023. Entre as infrações mais comuns, destacam-se a contratação de profissionais sem habilitação legal e a falta de registro de empresas no Conselho. Somente em Poços de Caldas, foram aplicados 288 autos de infração em 752 fiscalizações.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, ressalta que o combate à atuação de leigos é essencial para a segurança da população. "Quando combatemos a atuação de leigos, estamos protegendo vidas, patrimônios e exigindo que os serviços sejam executados por empresas e profissionais devidamente habilitados, promovendo um ambiente de responsabilidade e excelência para todos", afirmou.

Fiscalização e expansão das ações
De acordo com Nicolau Neder, gerente do Departamento de Fiscalização, a ampliação das inspeções tem fortalecido a qualidade dos serviços técnicos. "É imprescindível que o Conselho tenha olhos e atue verificando todas as atividades que impactam a vida das pessoas, como a agricultura, a indústria e a prestação de serviços. A execução dessas atividades é mais segura quando realizadas por profissionais devidamente registrados no Crea-MG", destacou.

Em 2024, o Conselho fiscalizou os 853 municípios mineiros e atendeu 4.795 denúncias. Além das ações rotineiras, houve fiscalizações especiais, abrangendo inspeção veicular de transporte escolar, quadro técnico de prefeituras, barragens de rejeitos e aterros sanitários. O setor agropecuário também foi foco da fiscalização, com verificações em empresas de pulverização aérea de agrotóxicos, fabricantes de bioinsumos e produtores de mudas e sementes.

Denúncias e tecnologia a favor da fiscalização
Para incentivar a participação da população, o Crea-MG disponibiliza o aplicativo Conecta Crea, que permite o envio anônimo de denúncias, além de consulta ao registro de profissionais e empresas. A ferramenta também oferece aos profissionais cadastrados um espaço exclusivo para monitoramento de ARTs, emissão de boletos e consulta a certidões.

"Nosso objetivo é ampliar esse trabalho e conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento técnico em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências", reforçou o presidente Marcos Gervásio.

O Crea-MG atua conforme a Lei Federal 5.194/1966, fiscalizando e regulamentando o exercício profissional nas áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. Atualmente, o Conselho possui mais de 150 mil profissionais registrados e cerca de 60 mil empresas com cadastro ativo.
Fonte: TV Poços

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page