top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Mais uma cidade decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue

Decreto determina a criação de uma sala de hidratação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para incrementar atendimentos de casos da doença.


Santa Casa de Misericórdia de Lavras, MG. FOTO: Reprodução
A Prefeitura de Lavras (MG) tomou a decisão de declarar situação de emergência em saúde pública devido ao significativo aumento de casos de dengue no município. O decreto correspondente, divulgado no Diário Oficial do Município, estipula sua validade por 90 dias, sujeita a prorrogação por igual período.

Além disso, o decreto estabelece a implementação de uma sala de hidratação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com o intuito de melhorar os cuidados prestados às doenças virais transmitidas por arboviroses.

Outra medida destacada no documento é a autorização para acesso a propriedades privadas nos casos em que haja recusa ou ausência de residentes que possam permitir a entrada de agentes de saúde para combater os focos do mosquito Aedes aegypti.

Em situações em que os moradores recusem o acesso, os agentes têm permissão para solicitar o acompanhamento policial durante as ações de saúde pública.

Segundo os dados mais recentes do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Lavras já registra 629 casos confirmados de dengue neste ano. Essas estatísticas reforçam a necessidade urgente de medidas preventivas e de controle para mitigar o avanço da doença na região.

Comments


bottom of page