Manaus Amanhece Envolta em Fumaça pelo Terceiro Dia Consecutivo Devido ao Aumento das Queimadas
Manaus enfrentou, nesta segunda-feira, 12 de agosto, o terceiro dia consecutivo de uma densa camada de fumaça cobrindo a cidade. Este fenômeno é resultado direto do aumento das queimadas, especialmente durante o período de seca, que ocorre de julho a novembro.
Impacto das Queimadas e Aumento Significativo nos Focos de Incêndio
Com a redução das chuvas, as queimadas ilegais se intensificaram, levando ao incêndio de florestas e campos. O fogo libera grandes quantidades de fumaça e material particulado na atmosfera, que são levados pelos ventos até Manaus, comprometendo a qualidade do ar e a visibilidade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve um aumento significativo nos focos de incêndio no Amazonas nos primeiros 11 dias de agosto, com 3 mil focos detectados este ano, um aumento de 190% em relação aos mil focos registrados no mesmo período do ano passado. Julho de 2024 também quebrou recordes com 4 mil focos de incêndio no Estado, superando o recorde anterior de 2,1 mil focos em julho de 2020.
Comparação com Episódios de 2023 e Alertas de Saúde
A situação atual lembra episódios críticos de 2023, quando a fumaça das queimadas cobriu Manaus por vários dias, causando problemas de saúde para a população. Naquele ano, a cidade registrou níveis alarmantes de material particulado no ar, levando muitos a buscarem atendimento médico por complicações respiratórias.
Especialistas alertam que a exposição prolongada à fumaça pode agravar doenças respiratórias pré-existentes, como asma e bronquite, além de causar irritação nos olhos, garganta e nariz. Com a qualidade do ar comprometida, recomenda-se que a população evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas sempre que possível.
Comments