Manifestação na Paulista reúne milhares em apoio à anistia para envolvidos no 8 de Janeiro
gazetadevarginhasi
7 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Milhares de manifestantes se reuniram na tarde deste domingo (7) na avenida Paulista, em São Paulo, em ato a favor da anistia para os acusados de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. A manifestação contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de sete governadores.
Entre os símbolos do protesto, o batom ganhou destaque, em referência à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa preventivamente por mais de dois anos. Ela ficou conhecida por ter usado um batom para pichar a estátua da Justiça, em frente ao STF, durante os atos. Músicas e cartazes com mensagens de apoio a Débora foram exibidos pelos participantes, que alegam que a pena sugerida de 14 anos é desproporcional.
Embora ainda não tenha sido condenada, Débora foi denunciada por cinco crimes, incluindo golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de direito. Dois ministros do STF — Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino — já votaram pela condenação. O julgamento está suspenso após pedido de vista do ministro Luiz Fux, que pode revisar a pena.
Durante o protesto, Michelle Bolsonaro pediu que os presentes levantassem batons em sinal de apoio aos presos. “Anistia já, para os presos injustiçados. Não houve golpe”, declarou.
Sete governadores compareceram: Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC), Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Wilson Lima (AM), Ratinho Jr. (PR) e Mauro Mendes (MT). Cláudio Castro (RJ) desistiu da viagem após fortes chuvas atingirem o estado. Apesar de ter anunciado que não compareceria, Ratinho Jr. esteve presente ao lado de Bolsonaro e outros líderes.
O ato também reuniu caravanas de diversos estados. O autônomo José Oliveira, 58, viajou 1.200 km de Montanha (ES) para São Paulo: “Hoje não é fora Lula, é por justiça. As penas e multas são absurdas.”
Comments