top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Marina Silva reforça teor criminoso de incêndios e alerta para risco de desaparecimento do Pantanal

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (4), durante uma audiência na Comissão de Meio Ambiente do Senado, que os incêndios recentes no Brasil têm, em grande parte, origem criminosa. Embora a mudança climática seja um fator agravante, Marina destacou que a principal causa das queimadas é humana, resultando em prejuízos irreparáveis à biodiversidade.
Marina alertou que, caso o cenário de degradação climática e desmatamento continue, o Pantanal poderá desaparecer completamente até o final deste século. Ela mencionou que o Pantanal enfrenta a maior seca dos últimos 74 anos, com vários estados brasileiros em nível de "estiagem severa". Segundo a ministra, a situação é agravada pela baixa precipitação, alta evapotranspiração e desmatamento, colocando em risco a maior planície alagada do planeta.
Em agosto de 2024, o Brasil registrou mais de 68 mil focos de incêndio, o maior número desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Marina afirmou que o governo federal está empenhado em adotar medidas para reduzir os danos ambientais, apesar das "condições totalmente desfavoráveis".

Comments


bottom of page