top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Melhores cachaças de Minas serão premiadas em disputa que promete agitar os alambiques

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura
Melhores cachaças de Minas serão premiadas em disputa que promete agitar os alambiques
Divulgação
Concurso Cachaças Mineiras 2025 abre inscrições e reconhece nova categoria de produtores.

Já estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras, organizado pela Emater-MG. A principal novidade da edição de 2025 é a inclusão da categoria “Produtor Atacadista”, destinada a quem produz e comercializa cachaça a granel, com registro como produtor e atacadista.

De acordo com o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, a expectativa é superar o sucesso da edição anterior. “Queremos, em 2025, superar as expectativas e ter ainda mais bebidas concorrendo. A cachaça é um dos principais produtos mineiros e o concurso é uma forma de valorização da atividade”, afirmou durante evento da Secretaria de Agricultura na Megaleite.

Os interessados devem procurar o escritório da Emater-MG no município onde estão localizados. Em cidades sem unidade da empresa, a orientação é entrar em contato pelo telefone (31) 3349-8120 para localizar o escritório mais próximo.

O concurso tem como público-alvo produtores/atacadistas, produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores com estabelecimentos em Minas Gerais, devidamente registrados no Ministério da Agricultura. Quem trabalha com bebidas adquiridas de terceiros deverá comprovar que a origem da produção é mineira.

As categorias são divididas entre Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana, nas versões tradicional, armazenada, envelhecida e premium/extrapremium. A inscrição é gratuita, mas o envio das amostras é de responsabilidade dos participantes. Cada produtor pode inscrever até duas bebidas, inclusive de marcas de terceiros.

Segundo o assessor técnico da Emater-MG e membro da comissão organizadora, Lucas Rocha Carneiro, o processo de inscrição ocorrerá em duas etapas. “O produtor deve procurar o escritório da Emater-MG até o dia 25 de julho para preencher o formulário digital. Em seguida, deve enviar a documentação e as amostras até o dia 8 de agosto”, detalhou.

O concurso terá limite de 270 bebidas inscritas. Após o alcance desse número, novas inscrições serão suspensas. Além das três melhores bebidas em cada categoria, haverá diplomas regionais e um prêmio especial para a mulher destaque do setor da cachaça mineira.

O setor emprega mais de 3 mil pessoas apenas na região Sudeste, e Minas Gerais concentra mais de 67% dos alambiques da área. O concurso, realizado pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, conta com apoio do IMA, da Epamig e de outras entidades parceiras. A final será realizada em novembro, e o regulamento completo está disponível no site da Emater-MG.
Fonte: Emater

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page