Metrô BH terá nova estação a partir de janeiro; saiba onde
Elisa Ribeiro
7 de out.
2 min de leitura
Fonte: O TEMPO
Após duas décadas sem inaugurações, a Linha 1 do metrô de Belo Horizonte terá um novo ponto de embarque em janeiro de 2026. A Estação Novo Eldorado, em Contagem, será o novo ponto final do sistema. O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (7/10).
A Estação Novo Eldorado será a 20ª parada da Linha 1 e acrescentará 1,7 quilômetro ao metrô. Segundo a Metrô BH, concessionária responsável pelo sistema, cerca de 85% das obras já estão concluídas. A nova estação foi projetada para atender até 12 mil usuários no horário de pico, embora se espere inicialmente cerca de 4 mil passageiros.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Pedro Bruno Barros de Souza, a expansão visa ampliar a capacidade de transporte diário e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte. “A ideia é continuar expandindo para a 21ª, 22ª e 23ª estações, com estudos já em andamento na área do bairro Beatriz”, afirmou.
Obras e modernização da Linha 1A Linha 1 passa também por processo de modernização, que tem provocado alterações operacionais, maior tempo de espera e necessidade de baldeação. Segundo o governador, os transtornos são temporários e inevitáveis diante dos benefícios futuros. Desde sábado (4/10), mudanças no embarque e desembarque estão sendo implementadas, com obras ininterruptas até 21 de outubro.
Estão modernizadas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho, com melhorias de acessibilidade, incluindo totens e placas em braile, banheiros adaptados e revitalização de pisos táteis. Estações como Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar estão em reforma, com previsão de conclusão em 2026.
Outro destaque é a aquisição de 24 novos trens, que começarão a operar no primeiro semestre de 2026, oferecendo mais conforto, estabilidade e economia de energia para as Linhas 1 e 2.
Linha 2 do metrôAs obras da Linha 2 seguem em ritmo acelerado e devem levar o metrô até o Barreiro até 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A linha vai conectar importantes vias e regiões, incluindo hospitais, escolas, faculdades, polos comerciais e shoppings, com expectativa de transportar cerca de 50 mil passageiros por dia.
Moradores cobram desapropriaçõesDurante a visita do governador às obras da Estação Novo Eldorado, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) protestaram cobrando indenizações para cerca de 20 famílias que ainda vivem em áreas da Linha 2, no bairro Novo Gameleiro. O prazo para cumprimento do acordo com mais de 300 famílias era 31 de julho deste ano, mas essas 20 famílias ainda não receberam os valores e permanecem no local.
Segundo Amanda Lelis, líder do movimento, a situação é precária, com idosos e crianças enfrentando problemas de mobilidade e saúde devido à poeira, falta de água e luz. O grupo acionou o Ministério Público para agendar audiência de conciliação.
Comentários