Militares do Corpo de Bombeiros são homenageados com Medalha da Inconfidência em Ouro Preto
gazetadevarginhasi
23 de abr.
1 min de leitura
Divulgação
Medalha da Inconfidência homenageia bombeiros e autoridades em solenidade em Ouro Preto.
A tradicional celebração do 21 de abril em Ouro Preto, data em memória de Tiradentes e da Inconfidência Mineira, reuniu autoridades, instituições e representantes da sociedade civil em uma solenidade cívico-militar marcada pela entrega da Medalha da Inconfidência. O evento, realizado na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções da UFOP, homenageou personalidades que se destacaram em prol do desenvolvimento de Minas Gerais.
Entre os agraciados estavam cinco militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), reconhecidos pelo desempenho exemplar de suas funções em missões de salvamento e proteção à vida. Foram condecorados a comandante-geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, o chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, o tenente-coronel Welter Alves das Chagas, o subtenente Robson Tadeu de Paula e o cabo Vitor Hugo dos Reis Sena.
A cerimônia contou com a presença do governador Romeu Zema, que ressaltou a importância da data e reafirmou o compromisso de Minas com os ideais de liberdade, justiça e democracia. A Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria concedida pelo governo estadual.
A solenidade teve dois momentos distintos: uma homenagem militar com presença dos Dragões da Inconfidência, hasteamento da bandeira e salva de 21 tiros na Praça Tiradentes, e a cerimônia de condecoração no Centro de Convenções da UFOP. Também foram homenageadas autoridades civis e militares das áreas de segurança, saúde, educação e administração pública.
Comentários