Minas Bar Conquista Atletas nas Olimpíadas de Paris com Delícias da Culinária Mineira
Elisa Ribeiro
9 de ago. de 2024
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Divulgação
Durante os 14 dias das Olimpíadas em Paris, o Minas Bar tem sido um sucesso entre os atletas, oferecendo o tradicional pão de queijo com pernil. A judoca Bia Souza, que conquistou medalhas de ouro e bronze para o Brasil, foi uma das atletas que se encantaram com o sabor da culinária mineira, pedindo bis após experimentar o prato. O judoca William Lima, também medalhista em Paris, elogiou a iguaria. A fama do bar se espalhou entre atletas de diversas modalidades, incluindo a skatista Rayssa Leal e a ginasta Flávia Saraiva.
O Minas Bar, uma iniciativa do Governo de Minas, é um dos locais mais visitados na Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villette, em Paris. O espaço não apenas promove as delícias mineiras, mas também as atrações turísticas do estado para atletas e público em geral.
Desde o início das Olimpíadas, em 26 de julho, o Minas Bar tem servido uma média de 1,5 mil porções diárias. Aos sábados, o chef Henrique Gilberto prepara 1,8 mil porções, apresentando o melhor da cozinha mineira. Além disso, o espaço oferece a experiência interativa "Pedale por Minas", que permite ao público fazer um tour virtual por destinos turísticos, como a Cachoeira do Tabuleiro.
A secretária de Estado adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, ressalta a importância das ações do governo para promover o Destino Minas, destacando a transversalidade entre cultura, turismo e esporte. A proposta inclui passeios virtuais por cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes, além de destinos de turismo de aventura.
Estima-se que entre 3 a 4 mil pessoas visitam o Minas Bar durante a semana, e até 5 mil nos fins de semana. Desde sua abertura, já foram servidas 20 mil porções de comida mineira. Para as Paralimpíadas, a expectativa é continuar divulgando os atrativos de Minas e sua culinária.
Petterson Tonini, superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), destaca que as ações em Paris contribuem para internacionalizar o Destino Minas e impulsionar o turismo e a economia criativa.
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