Minas Gerais Firma Acordo com Empresa Chinesa para Avanço de Veículos a Hidrogênio Verde
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas, firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen), subsidiária da Great Wall Motors (GWM), e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O acordo, assinado na cidade de Xangai durante missão internacional do governador Romeu Zema, foi acompanhado por deputados estaduais, federais e prefeitos de Minas.
O objetivo do MoU é promover o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso do hidrogênio verde como fonte de energia para veículos pesados. A Unifei, que possui um Centro de Hidrogênio Verde, fornecerá o combustível para caminhões da FTXT/GWM, que irão operar experimentalmente entre Minas Gerais e São Paulo. Com validade de 12 meses, renováveis por até cinco anos, o acordo prevê o desenvolvimento de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogênio e testará uma rota de transporte sustentável.
“Desde que aderimos à campanha Race to Zero, temos visto o setor produtivo de Minas Gerais comprometido com a sustentabilidade, o que facilita o apoio do governo. Nosso objetivo é sermos referência em energia renovável”, destacou o governador Romeu Zema.
Equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, os caminhões da FTXT/GWM oferecem uma alternativa de baixa emissão para o transporte pesado. A Unifei irá fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas para o avanço dessa tecnologia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, enfatizou que o MoU representa a estratégia do governo para impulsionar o crescimento econômico por meio da “Tríplice Hélice”, unindo governo, academia e setor privado. “Esse modelo tem sido uma das principais alavancas para o desenvolvimento do estado”, afirmou.
O acordo também poderá resultar na instalação de uma fábrica de células a combustível em Minas Gerais, atraindo investimentos e criando uma cadeia produtiva local voltada ao hidrogênio verde. Além disso, fortalece o compromisso do estado com a transição para uma economia de baixo carbono.
No mesmo dia, o governador Zema e sua comitiva também visitaram uma empresa de defensivos agrícolas que avalia instalar uma planta em Minas, e participaram de um encontro com o vice-governador da província de Jiangsu, Fang Wei.
Romeu Zema segue em compromissos na China até o final da semana, parte de uma missão internacional que inclui visitas à Ásia e Europa com o objetivo de atrair investimentos e promover Minas Gerais como um estado sustentável e inovador.
Comentarios