Minas Gerais lança campanha “Inverno em Minas 2026” para impulsionar turismo no frio
29 de mai.
2 min de leitura
Divulgação/Inverno em Minas 2026 quer consolidar estado como destino turístico nacional
Minas Gerais lança campanha “Inverno em Minas 2026” para impulsionar turismo na temporada de frio.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) lançou, nesta quinta-feira (28), em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, a campanha “Inverno em Minas 2026”. A iniciativa integra o programa Minas Essencial e tem como objetivo consolidar o estado como um dos principais destinos turísticos do país durante o período de inverno.
O lançamento ocorreu no Áustria Hotel, em Monte Verde — destino reconhecido recentemente como o “Melhor Destino Turístico de Clima Frio” do Brasil, em premiação promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo. O reconhecimento reforça a importância do distrito no cenário turístico nacional e destaca o potencial das regiões de montanha de Minas Gerais.
A campanha é realizada em parceria com a Prefeitura de Camanducaia e a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), e busca fortalecer a promoção integrada dos destinos mineiros, valorizando experiências ligadas à gastronomia, cultura, natureza, bem-estar e hospitalidade.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o inverno em Minas representa uma experiência que vai além do clima frio, destacando elementos como a culinária afetiva, os cafés, vinhos, queijos artesanais e o turismo de montanha.
Com o conceito “Minas: o inverno mais acolhedor do Brasil”, a campanha prevê ações voltadas ao turismo de experiência, incluindo hospedagens em chalés e hotéis fazenda, roteiros gastronômicos, trilhas, festivais culturais e atividades em cidades históricas.
A edição de 2026 será estruturada em três eixos principais: Território dos Vinhos, Minas Hospeda e Festivais de Inverno. A proposta inclui a valorização de vinícolas, meios de hospedagem e eventos culturais distribuídos por diversas regiões do estado.
Segundo dados apresentados pela Secult-MG, a iniciativa tem registrado crescimento contínuo. Em 2024, foram 267 eventos em 136 municípios. Em 2025, o número subiu para 298 eventos em 165 cidades. Para 2026, a expectativa é alcançar cerca de 350 eventos em aproximadamente 300 municípios mineiros.
O cadastramento de eventos para integrar a programação oficial segue aberto até 31 de agosto no portal Minas Gerais.
Comentários