Minas Gerais lança programa Filhos de Minas para fortalecer assistência a gestantes e crianças
6 de fev.
Reprodução
O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (5), o programa Filhos de Minas, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) voltada à redução da mortalidade materno-infantil. O vice-governador Professor Mateus apresentou as diretrizes do projeto durante o evento Conexão Minas Saúde 2025, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.
O programa busca incentivar a adesão das gestantes ao pré-natal e à vacinação, além de oferecer kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social. Os kits incluem bolsa, cobertor, macacões, bodies, casaquinho, meias e toalha com capuz.
Critérios para recebimento do kit
Para ter direito ao benefício, a gestante precisa:
✔ Ser beneficiária do Bolsa Família;
✔ Realizar pelo menos cinco consultas pré-natais até a 28ª semana ou sete consultas durante toda a gestação;
✔ Estar com o calendário vacinal em dia.
Investimento e distribuição
📦 38.760 kits serão distribuídos em 2025;
💰 R$ 12,5 milhões serão investidos no programa;
📍 A distribuição será feita pelos municípios, com início previsto para maio.
Impacto e metas
O Filhos de Minas faz parte de um esforço estadual para reduzir a Razão de Mortalidade Materna (RMM) de 40 para 30 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos até 2027 e diminuir a mortalidade infantil de 11,4 para 9,9 a cada mil nascidos vivos no mesmo período.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Estadual de Saúde, reforçando a estrutura da Atenção Primária à Saúde. Atualmente, 665 municípios mineiros já contam com cobertura total da Atenção Primária, e a meta é atingir todos os 853 municípios até 2026.
Комментарии