Minas Gerais Lança Protocolo para Criar a Rota dos Vinhos e Impulsionar Enoturismo no Estado
O Governo de Minas Gerais assinou nesta segunda-feira (19/8) um protocolo de intenções com parceiros estratégicos para a criação da Rota dos Vinhos, uma iniciativa que busca fortalecer o setor de vinicultura e vitivinicultura no estado. O objetivo é promover o enoturismo, transformando a cultura do vinho em um atrativo para visitantes, gerando emprego e renda e atraindo novos investimentos.
A assinatura do protocolo contou com a participação do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, e de mais de 40 produtores de 20 municípios mineiros. Zema destacou o crescente potencial da vinicultura em Minas Gerais, que tem atraído cada vez mais interesse, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Sebrae Minas e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A Rota dos Vinhos abrangerá oito regiões do estado: Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste, Oeste, Norte, Metropolitana, Jequitinhonha, Central e Campo das Vertentes. A proposta é transformar Minas Gerais em um destino de referência no enoturismo brasileiro, unindo tradição e inovação.
A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) também desempenharão um papel crucial na capacitação dos produtores e na promoção da cultura vinícola. Segundo o governador, a ampliação das vinícolas em Minas Gerais não só criará oportunidades de emprego, mas também contribuirá para o fortalecimento da economia local e preservação ambiental.
O setor vinícola mineiro está em franco crescimento, com o número de produtores dobrando nos últimos três anos. Atualmente, são cerca de 100 produtores no estado, com uma estimativa de movimentação de R$ 120 milhões por ano. A previsão é que, com a expansão dos vinhedos, a produção anual de vinho chegue a 2,4 milhões de litros.
Comments