top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais realiza o Dia D de combate à dengue e outras arboviroses.

Reprodução
Reprodução
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e das 28 Unidades Regionais de Saúde, está promovendo o Dia D de combate à Dengue e outras arboviroses neste sábado (22/2). A ação, intitulada "Dia D: Minas Unida contra o Aedes", conta com a adesão de 669 municípios, que realizarão atividades de conscientização e mobilização para informar a população sobre como prevenir focos do Aedes aegypti.

O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, destaca a importância de envolver a população no combate ao mosquito, já que 80% dos focos estão dentro das casas. "O grande objetivo é envolver a comunidade nesse esforço, reforçando a responsabilidade tanto individual quanto coletiva no combate às arboviroses", afirma.

Entre as atividades programadas estão blitzes educativas, passeatas, ações em escolas, distribuição de materiais informativos, palestras, rodas de conversa e visitas domiciliares para orientar a população sobre a importância da prevenção.
Para aprimorar o monitoramento da situação epidemiológica de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche, a SES-MG implementou, em fevereiro, a Sala de Monitoramento das Arboviroses, que consolida dados epidemiológicos, assistenciais e laboratoriais para apoiar a tomada de decisões do governo estadual.

Desde o dia 17 de fevereiro, a Força Tarefa Estadual do SUS está percorrendo o estado para capacitar os municípios sobre o manejo clínico e estratégias de vigilância, resposta e preparação para o período sazonal.

Além dessas iniciativas, a SES-MG também investe em tecnologias como o monitoramento por drones para identificar áreas de difícil acesso e otimizar o trabalho de controle de mosquitos. A política Vigidrones, com investimentos de R$ 30 milhões, está sendo implementada gradualmente em todas as regiões de saúde.

A SES-MG também distribuiu 405.845 testes rápidos para diagnóstico de dengue e repassou mais de R$ 228 milhões aos municípios para fortalecer as ações de enfrentamento às arboviroses desde 2022.

Prosdocimi finaliza, ressaltando que, embora o cenário epidemiológico de 2025 esteja diferente do ano anterior, o governo mantém vigilância constante e apoio aos municípios.

Fonte:Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page