Minas Gerais Tem Maior Número de Resgatados em Situação Análoga à Escravidão no Brasil, Aponta Ministério Público do Trabalho
Nos meses de julho e agosto de 2024, uma grande operação conjunta liderada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros órgãos federais resgatou 593 pessoas de situações análogas à escravidão no Brasil. De acordo com o balanço divulgado, Minas Gerais lidera como o estado com o maior número de resgatados, totalizando 291 pessoas, seguido por São Paulo, com 143. A maioria dos resgates ocorreu na região Sudeste, com 445 pessoas libertadas. A operação, conhecida como 4ª Operação Resgate, envolveu o MPT, a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os resgates incluíram trabalhadores encontrados em condições degradantes em áreas rurais e urbanas. Na zona rural, os casos mais frequentes foram registrados em cultivos de cebola, horticultura, café e alho. Já nas áreas urbanas, as situações ocorreram principalmente na construção civil, clínicas de dependentes químicos e restaurantes. Além disso, 18 crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil foram resgatados, sendo que 16 estavam em condições semelhantes à escravidão.
Até o momento, 55% das rescisões trabalhistas dos resgatados já foram pagas, totalizando R$ 1,91 milhão em compensações. A operação não só resgata trabalhadores de condições análogas à escravidão, mas também visa garantir a responsabilização criminal e trabalhista dos responsáveis, além de assegurar a reparação dos danos individuais e coletivos.
Comentários