top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ministério da Agricultura confirma foco de gripe aviária em ave de subsistência em MT

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de jun.
  • 1 min de leitura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou neste domingo (8) um novo caso de gripe aviária no Brasil. O vírus foi detectado em uma ave doméstica criada para subsistência no município de Campinápolis, interior do estado do Mato Grosso.
Este é o quarto foco da doença registrado em aves de subsistência no país. Segundo o MAPA, não há granjas comerciais próximas à propriedade onde foi feito o diagnóstico. As autoridades acionaram o protocolo de vigilância sanitária, que inclui a interdição da propriedade e a adoção de medidas de erradicação em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco.
Apesar do novo caso, o governo federal esclareceu que não há riscos para o comércio internacional, uma vez que a detecção foi em ave de subsistência e não compromete o status sanitário de produção comercial. O consumo e exportação de produtos avícolas seguem considerados seguros.
O primeiro registro da doença em granja comercial ocorreu em 13 de maio, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde então, a área está sob vazio sanitário de 28 dias e medidas rígidas de controle foram adotadas.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page