Ministro afirma que processo de fusão entre Azul e Gol deve ser concluído em 2026.
6 de fev.
Reprodução
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quinta-feira (6) que o processo de fusão entre a Azul e a Gol deve ser analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) somente em 2026, devido ao prazo de cerca de 12 meses necessário para a análise do órgão. A declaração foi dada em entrevista ao programa "Bom dia, Ministro", da EBC.
“Esperamos que o processo seja concluído em 12 meses, esse é o prazo estipulado pelo Cade. As companhias estão enviando a documentação e já nos reunimos com os presidentes da Latam, da Azul e da Gol. Na próxima semana, devemos nos reunir com o presidente do Cade para acompanhar o processo”, explicou.
Durante a entrevista, o ministro também ressaltou que o governo não aceitará o aumento nos preços das passagens aéreas. Na visão de Silvio Costa Filho, a fusão entre as companhias deve resultar em redução dos custos operacionais. “A fusão vai melhorar a governança das empresas, permitindo maior capacidade para comprar motores de avião e insumos como refrigerantes e biscoitos a preços mais baixos”, destacou.
O grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca, assinou um memorando de entendimento para unir seus negócios à Azul. De acordo com um comunicado ao mercado, as empresas esclareceram que, se a fusão for concretizada, as marcas e certificados operacionais das companhias continuarão independentes, ou seja, Azul e Gol seguirão existindo como marcas distintas.
Voa BrasilO ministro também falou sobre as campanhas de divulgação do programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas de até R$ 200 para aposentados. Embora o programa tenha registrado seu melhor desempenho de vendas em janeiro, dados do governo mostram que apenas 1% dos assentos previstos foram comercializados.
“Marquei uma reunião com o ministro Sidônio [Palmeira] para ampliar a divulgação, porque muitos aposentados, especialmente no sertão do Nordeste ou no interior do Norte, ainda não têm acesso a esse programa. Vamos intensificar as campanhas para garantir que mais brasileiros aposentados possam viajar pelo país”, afirmou.
Comments