top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Moradores reclamam de aparecimento constante de escorpiões após fortes chuvas em Pouso Alegre, MG

Segundo especialistas, as aparições são mais comuns durante o verão e em locais com entulhos.


FOTO: Reprodução/SES
Moradores de diversos bairros de Pouso Alegre, Minas Gerais, têm observado o aparecimento de escorpiões após as fortes chuvas que inundaram partes da cidade em fevereiro. Os relatos incluem o surgimento desses aracnídeos nos bairros Parque das Fontes, Pousada do Sol e Shangrilá.

Desde o temporal, pelo menos três escorpiões foram encontrados na residência do auxiliar de expedição A.J.R, no bairro Parque das Fontes. Em uma das situações, ele levou um susto ao retornar da igreja e se deparar com um animal na parede.

"É muito assustador, né? Porque esse escorpião amarelo é o mais perigoso, eu acredito. Então, ficamos um pouco apreensivos com isso. [...] Sempre mantemos o ambiente limpo, lavamos tudo aqui para evitar. Mas, como há muitas obras, há um risco de surgirem ainda mais escorpiões", disse ele.

No bairro Pousada do Sol, a dona de casa R.M.F também encontrou três escorpiões e tem vivido com medo das "visitas indesejadas".

"Quando vejo um, eu me arrepio e qualquer coisa que toque em mim, eu já me assusto de tanto medo que sinto", relata.

Os escorpiões, como animais peçonhentos, são frequentemente encontrados próximos a cemitérios ou áreas com acúmulo de lixo e entulho. Especialistas afirmam que a limpeza desses espaços urbanos é fundamental para combatê-los.

"É necessário eliminar o que eles precisam. Eles necessitam de um ambiente úmido, quente e fontes de alimentação. Um dos principais alimentos deles, por exemplo, são as baratas. Portanto, se houver matéria orgânica, lixo acumulado, roupas guardadas, às vezes úmidas, estão criando o ambiente propício para eles. Materiais de construção e folhas secas também são atrativos para eles. Se o ambiente estiver favorável e com comida, os escorpiões vão aparecer", explica a bióloga Larissa Franceli.

Segundo o Instituto Butantan, os acidentes envolvendo escorpiões são mais comuns durante o verão, uma época propícia para sua proliferação. Em casa, a população deve tomar alguns cuidados.

A Prefeitura de Pouso Alegre informou que está em andamento um levantamento nos terrenos baldios e a emissão de notificações aos proprietários para que eles possam fazer a limpeza.

Conforme a gestão municipal, os agentes de endemias têm feito visitas e acompanhado a situação nos bairros no entorno da cidade.

Commentaires


bottom of page