MP denuncia responsáveis por acidente fatal com ônibus na BR-116
11 de mar.
Reprodução-MPMG
Motorista e empresário são denunciados por tragédia com 39 mortos na BR-116.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou o motorista da carreta e o dono da empresa de transporte envolvidos no grave acidente ocorrido em 21 de dezembro do ano passado na BR-116, em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. O caso resultou na morte de 39 passageiros de um ônibus e deixou outras 11 pessoas feridas.
Os denunciados responderão por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, com agravantes como o uso de meio que causou perigo comum e dificultou a defesa das vítimas. Além disso, o motorista foi acusado de omissão de socorro e fuga do local, enquanto o empresário também será processado por falsidade ideológica, por fraudar documentos para burlar fiscalizações.
A investigação apontou que o veículo transportava carga muito acima do permitido, totalizando 103,68 toneladas – 77% acima do limite legal. O excesso de peso, aliado à velocidade inadequada e falhas mecânicas, resultou no tombamento do semirreboque e na liberação do bloco de quartzito de 36,43 toneladas, que atingiu o ônibus, provocando uma explosão.
Entre os agravantes apontados pelo MPMG estão o uso de substâncias pelo motorista, jornada exaustiva e modificações estruturais no veículo sem autorização oficial. O dono da empresa teria ordenado essas irregularidades, aumentando os riscos do transporte. Agora, ambos enfrentarão a Justiça pelas responsabilidades na tragédia.
Comments