top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPF cria Gaeco Nacional para atuar contra o crime organizado em todo o país

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou, nesta segunda-feira (17), a criação do Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado (Gaeco Nacional), uma nova estrutura destinada a fortalecer investigações e ações contra facções criminosas em todo o país. A resolução foi assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O modelo de Gaecos já existe nos Ministérios Públicos estaduais há mais de 25 anos, sendo implantado no MPF em 2020. Com a nova unidade nacional, o grupo poderá dar suporte a investigações locais, além de atuar em casos de repercussão nacional ou internacional.
Entre as principais atribuições do Gaeco Nacional, estão:
  • Investigações sobre facções criminosas, lavagem de dinheiro e corrupção;
  • Atuação conjunta com Gaecos estaduais e regionais para troca de informações e operações coordenadas;
  • Monitoramento de crimes ambientais, tráfico internacional de drogas e armas;
  • Combate a crimes contra comunidades indígenas e direitos humanos;
  • Atuação contra grupos milicianos e organizações paramilitares.
O MPF também poderá utilizar o Gaeco Nacional para promover cooperação internacional em casos que envolvam organizações criminosas com atuação no Brasil e no exterior.
A criação do grupo foi bem recebida por especialistas em segurança pública, que destacam a necessidade de um combate mais estruturado ao crime organizado, especialmente em crimes como corrupção, tráfico e desmatamento ilegal.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page