top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Município de Itamonte busca 100% de cobertura em saúde básica com apoio da Regional de Varginha

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de mai.
  • 2 min de leitura
Município de Itamonte busca 100% de cobertura em saúde básica com apoio da Regional de Varginha
Divulgação Foto: Prefeitura de Itamonte
Regional de Saúde de Varginha articula melhorias com gestão de Itamonte para ampliar serviços de saúde.

Com o objetivo de fortalecer a rede municipal de saúde de Itamonte, representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participaram, no último dia 25 de abril, de uma reunião com a gestão municipal e outras lideranças da área para tratar de ações voltadas à atenção primária, secundária e terciária. O encontro contou com a presença de médicos, membros da Casa de Caridade de Itamonte, vereadores, representantes do Hospital de São Lourenço e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) – Regional Varginha, representado por sua presidente, Teresa Cristina Rabelo Corrêa.

Entre os temas em pauta esteve a proposta de ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) no município, que atualmente é de 81%, com a meta de alcançar a totalidade da população. A sugestão envolve a ampliação de seis para oito Equipes de Saúde da Família (ESF) e de seis para oito Equipes de Saúde Bucal (ESB), permitindo maior capilaridade e assistência contínua aos moradores.

Outro ponto relevante discutido foi a possibilidade de incluir Itamonte como município executor no Plano de Ação Regional (PAR) do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), o que viabilizaria o fortalecimento da atenção ambulatorial especializada e garantiria maior integralidade à rede de cuidados de saúde local.

A expansão do número de cirurgias realizadas pela Casa de Caridade de Itamonte, tanto por meio da política estadual Opera Mais, Minas Gerais quanto pelo Componente Cirurgias do PMAE, também esteve entre os tópicos abordados.

O superintendente da Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, e o coordenador de Gestão da SRS, Evanilton Antônio, participaram das discussões e destacaram a importância da articulação entre gestão pública, prestadores e parceiros para o aprimoramento dos serviços de saúde.

“Pudemos, na oportunidade, discutir o sistema de saúde do município de forma abrangente, desde o fortalecimento da atenção primária até a inclusão do município nas Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) do Programa Mais Acesso a Especialistas, além de tratarmos do avanço da atenção hospitalar com a ampliação das cirurgias eletivas”, ressaltou Alcântara.
Fonte: Agencia Minas

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page