Museu de Arte de Tiradentes recebe nova exposição de arte contemporânea
gazetadevarginhasi
18 de dez. de 2024
1 min de leitura
Reprodução
O Museu de Arte de Tiradentes (MARTIR), que celebra dois anos de funcionamento, está com uma exposição intitulada “Janelas para a arte”, que ficará aberta até maio de 2025. A mostra apresenta duas obras inéditas do artista mineiro Leo Brizola: "Adoração dos Reis Magos (2019)" e "Adoração dos Reis Magos (2024)", que foram cedidas pelo artista ao museu. Essas telas propõem uma reflexão sobre o sagrado no contexto das artes visuais.
O MARTIR ocupa um casarão histórico e, além de ser um museu, abriga o restaurante TragaLuz. O local ganhou duas novas janelas de estilo colonial em sua sacada, que reforçam a proposta do espaço de unir o clássico e o contemporâneo, convidando os visitantes a explorar obras de artistas mineiros renomados.
Leo Brizola é conhecido por sua fidelidade aos métodos tradicionais de pintura, além de ser um pesquisador dedicado à mitologia grega e à história da arte. Seu trabalho é caracterizado por releituras e metalinguagens de temas clássicos, reinterpretados para abordar questões da contemporaneidade, como descreve o Brizola - Escritório de Arte, galeria que o representa.
De acordo com o escritório, a obra de Leo Brizola vai além do barroco mineiro, que eternizou cenas bíblicas por meio de artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde. O artista atualiza os temas sacros com uma abordagem irônica e crítica, focando em comportamentos contemporâneos, como a obsessão por registrar tudo nas redes sociais, a influência da tecnologia e as novas configurações familiares da atualidade.
留言