O Museu Mineiro, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), abre nesta terça-feira (17/12), às 17h, a exposição “Museu Mineiro [Sala das Sessões]”, da artista Ana Raylander Mártis dos Anjos, com curadoria de Luiza Marcolino. A mostra faz parte da 9ª edição do Bolsa Pampulha, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, em parceria com o Viaduto das Artes.
A exposição, que segue em cartaz até o dia 16 de fevereiro de 2025, propõe uma reflexão crítica sobre o contexto histórico e social do fim do século XIX, período marcado pela transferência da capital de Minas Gerais, de Ouro Preto para Belo Horizonte.
O ponto central da mostra é a tela “A Má Notícia”, obra de Belmiro de Almeida concluída em 1897, o mesmo ano da fundação de Belo Horizonte. A pintura foi deslocada para o centro da Sala das Sessões, permitindo ao público visualizar apenas o verso da obra. O avesso da tela simboliza, segundo a artista, a invisibilização de processos históricos que ficaram à margem durante a construção da nova capital mineira.
Durante a abertura da exposição, haverá uma visita mediada com a artista e a curadora, às 18h, sem a necessidade de retirada antecipada de ingressos.
Diálogo com o passado
Ana Raylander destaca que a exposição é o resultado de oito anos de pesquisa, finalizados durante sua residência artística no Bolsa Pampulha. A proposta traz à tona memórias apagadas, como a remoção dos casebres que existiam na região onde hoje se localiza a Praça da Liberdade. A reorganização da Sala das Sessões, com o deslocamento de 24 telas do espaço, contribui para uma reflexão crítica sobre esse contexto.
“A estrutura construída para receber ‘A Má Notícia’ impede que o visitante veja a imagem da mulher que chora com uma carta à mão, nos permitindo observar apenas o seu verso”, explica Ana Raylander.
A curadora Luiza Marcolino complementa: “Através da subtração das demais obras e do convite para olhar ‘A Má Notícia’ pelo avesso, a artista tensiona as narrativas já difundidas em direção a um passado roubado e um presente que é dele herdeiro.”
Serviço
Exposição: “Museu Mineiro [Sala das Sessões]”, de Ana Raylander Mártis dos Anjos
Abertura: 17/12, às 17h; visita mediada às 18h
Local: Museu Mineiro – Sala das Sessões (Av. João Pinheiro, 342 – Centro, Belo Horizonte)
Visitação: Até 16 de fevereiro de 2025
Terça a sexta-feira: das 12h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 11h às 17h
Entrada: Gratuita
Fonte: Agencia Minas
Comments