top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL Campus Varginha inicia atendimentos previdenciários




No dia 19 de junho, o NAF Previdência da UNIFAL entrou em funcionamento. O novo NAF Previdência funciona às terças e quintas-feiras de 14 às 16 horas, na UNIFAL (Avenida Celina Ferreira Ottoni, 400 - Padre Vitor - Sala B209) e presta atendimentos relacionados a aposentadoria e benefícios da Previdência Social.
O NAF Previdência é uma parceria entre Receita Federal, INSS e Unifal que tem como objetivo auxiliar o cidadão hipossuficiente e o MEI em relação ao agendamento de serviços no INSS, como por exemplo perícia médica, e orientação nos direitos e deveres previdenciários.

Os alunos que participam do projeto de extensão da UNIFAL são estudantes do curso de Ciências Atuariais e foram treinados por servidores do INSS para iniciarem os atendimentos.

Os serviços prestados pelo NAF Previdência são:
Orientações sobre aposentadorias e benefícios concedidos pela Previdência Social;
Serviços do MEU INSS como emissão de GPS, consulta ao calendário de pagamentos e agendamentos para serviços realizados na agência do INSS.
De acordo com o professor Wesllay Carlos Ribeiro, coordenador do NAF Previdência da Unifal "O NAF previdência nasce de uma parceria entre a Receita Federal do Brasil, O Instituto Nacional do Seguro Social e da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha.

Esperamos que na sua atuação possamos proporcionar acesso e educação previdenciária as pessoas e a sociedade contribuindo para a consolidação de direitos e com a inserção cidadã."

A professora Larissa Gonçalves Souza também coordenadora do projeto, explica que "A parceria com a Receita Federal e o INSS possibilitará que o curso de Ciências Atuariais da Unifal-MG, através do NAF Previdência, desempenhe um papel importante de levar conhecimento previdenciário de forma clara e acessível à sociedade. Nesse sentido, o projeto irá contribuir para democratizar o acesso ao conhecimento e para o fortalecimento da cidadania e responsabilidade social dos alunos e professores, integrantes da equipe executora.

A população atendida se beneficiará com atendimento presencial, online, gratuito e de qualidade, podendo obter esclarecimentos sobre seus direitos previdenciários, além de auxílio para solicitação dos serviços sem senha disponíveis no “MEU INSS”. Para os discentes, a participação é enriquecedora, promovendo seu engajamento social e o desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe, além de networking. O NAF Previdência permite que o aluno atue com o atendimento direto à população, o que possibilitará aprofundamento e aplicação da teoria previdenciária. Com o intuito de promover educação previdenciária, o NAF Previdência também irá oferecer palestras, cursos e podcast sobre assuntos relacionados à Previdência Social. Creio que esta seja uma parceria de sucesso que irá gerar benefícios à sociedade, a partir da possibilidade de maior inclusão social e acesso aos serviços previdenciários."

O delegado da Receita Federal em Varginha afirma que "Trata-se de mais um importante serviço prestado pelos NAF das Instituições de Ensino à sociedade hipossuficiente e ao MEI.

O NAF Previdência vai orientar e auxiliar o cidadão, inclusive o MEI, em relação ao acesso aos benefícios previdenciários e como se filiar à Previdência Social. Muitos cidadãos e MEI não sabem dos benefícios previdenciários que tem direito, por isso não se filiaram. Parabéns à UNIFAL por essa excelente iniciativa!".

Comentarios


bottom of page