top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo reservatório amplia segurança hídrica em Varginha


Investimento de R$ 1,1 milhão na área da ETA Rio Verde reforça distribuição de água e beneficia diretamente bairros da cidade

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) concluiu a instalação de um reservatório de água tratada na cidade de Varginha, na região Sul do Estado. Com a nova unidade, implantada na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Verde, a empresa ampliou sua capacidade de reservação de água em mais 1 milhão de litros, garantindo assim maior segurança hídrica e regularidade no abastecimento para a população.

Iniciada em março deste ano, a obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão e incluiu também o serviço de interligação do reservatório com a adutora de água tratada existente, responsável pela distribuição.

Esse novo reservatório eleva a capacidade de reservação de água em Varginha e proporciona um abastecimento mais seguro e eficiente, reduzindo eventuais problemas de fornecimento em períodos de maior consumo ou em situações de contingência.

“A instalação deste reservatório em Varginha representa um avanço significativo para a cidade, que agora conta com uma estrutura ampliada de segurança hídrica. Essa iniciativa da Copasa fortalece o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da população, além de melhorar a resiliência no abastecimento, especialmente em períodos de alta demanda”, explicou Marco Aurélio Ribeiro, gerente regional da Copasa.

Benefícios

Com a adição do reservatório, a nova capacidade de reservação de água da Copasa em Varginha passa a ser de 16,5 milhões de litros, garantindo maior estabilidade no sistema de abastecimento e proporcionando mais segurança hídrica para a cidade, além de beneficiar diretamente aos mais de 7.100 moradores dos bairros Minas Gerais, Padre Vitor, Jardim Sion, Conjunto Habitacional Sion II, Alto do Vale e da Comunidade Juriti. Vale lembrar que nesta região também estão situadas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma unidade prisional, uma escola, uma faculdade e duas grandes empresas – sendo uma de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes e a outra de fabricação de embalagens plásticas.

O novo reservatório também vai contribuir para a rápida recuperação do sistema em casos de interrupções no fornecimento de água para a realização de manutenções emergenciais ou programadas.

“Esse investimento faz parte dos esforços contínuos da Copasa para expandir a infraestrutura e aprimorar ainda mais o atendimento aos seus clientes, garantindo que Varginha continue contando com uma capacidade de responder positivamente aos desafios hídricos, tais como os longos períodos de estiagem e altas ondas de calor, e atender às necessidades atuais e futuras da população de forma eficiente e sustentável”, concluiu Marco Aurélio.

Comentarios


bottom of page