top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novos tremores de terra são registrados em Sete Lagoas (MG)


Uma série de três tremores de terra foi registrada no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, na terça-feira (16), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Na noite de domingo (14), outro tremor foi registrado na região, sentidos pela população local.
É possível que tenham ocorrido outros tremores, de magnitudes mais baixas e não registrados pelos sensores da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, geofísico do SGB, informa que Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior atividade sísmica registrada, apesar de geralmente serem de baixa magnitude. Ele alerta que , em regiões densamente urbanizadas, os abalos podem ser sentidos pela população e causar desconforto para a população.
“Especialmente na região de Sete Lagoas (MG), o primeiro sismo foi registrado em 1931, com uma magnitude de 3.5 mR. A partir do ano de 2022, uma nova série de eventos sísmicos voltou a ocorrer com maior frequência na região deste município, com magnitudes variando entre 2 e 3.5 mR.” disse Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, geofísico do SGB.
Prefeitura instala novos equipamentos no Centro Sismológico da UnB
Desde abril de 2022, foram 26 abalos sísmicos na cidade de Sete Lagoas (MG). Em nota, a prefeitura da cidade afirma que a frequência com que eles têm ocorrido nos últimos três anos “é, no mínimo, estranha”.
Em 2023, dezenas de tremores foram registrados em doze cidades mineiras. O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária de Sete Lagoas, Edmundo Diniz, anunciou uma nova parceria com o Centro Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para a instalação de oito novos sismógrafos na cidade.
“Nesta quinta-feira (18), os pesquisadores vão montar um centro sismológico em um raio ainda maior. Não descartamos nenhuma hipótese. Queremos ratificar o estudo já apresentado para tranquilizar a população”, afirma o secretário.
Após um período de análise dos dados dos sismógrafos instalados na cidade, o Centro Sismológico da UnB entregou o relatório que mostra que 48 eventos como sismos naturais na região foram registrados. Durante o período de monitoramento, registramos um total de 625 eventos locais (a uma distância inferior a 150 km). Destes, apenas sete eventos ocorreram de forma natural e quatro tiveram epicentro dentro dos limites do município.
Histórico de tremores em Sete Lagoas
Segundo o SGB, os tremores em Sete Lagoas são recorrentes e assustam os moradores. Na madrugada de 28 de dezembro de 2022, um tremor de magnitude 2,8 foi sentido na cidade. De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi o terceiro maior já registrado no município.
Em 29 de abril do ano passado, Sete Lagoas teve um tremor de 3.0, o de maior magnitude até então. Em 28 de julho, outro abalo foi registrado, dessa vez o segundo maior, com magnitude de 2.9.
Fonte: CNN

Comments


bottom of page