top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

O desafio que Alexandre de Moraes trouxe para Lula

Divulgação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, criou um grande desafio para Lula ao decidir se envolver no arriscado jogo contra o bilionário Elon Musk.

Agora, o proprietário da rede social “X (antigo Twitter) passou os últimos dois dias provocando expoentes da extrema-direita brasileira para questionar as ações do presidente da República. A disputa de narrativas que Alexandre de Moraes tem perdido para Musk na última semana (como previsto) extrapolou os limites do ministro para atingir seus colegas.

Agora, não se trata mais apenas de "Moraes ter Lula na coleira", mas sim do "conflito de interesses" do presidente ao indicar Cristiano Zanin, seu advogado nas questões da Lava Jato, para o STF. "Seu advogado pessoal na Suprema Corte? O sistema político/judiciário do Brasil transmite insegurança jurídica ao mundo", declarou Musk inicialmente, para depois acrescentar: "Grande conflito de interesses".

A nova tática do bilionário não parou por aí. Musk aproveitou as declarações do deputado federal Nikolas Ferreira para questionar também a nomeação de Flávio Dino para o mais alto tribunal do país. "Do Partido Comunista?", escreveu. Era previsível que Musk usaria o fato de Alexandre de Moraes tê-lo incluído na investigação das milícias digitais para fortalecer o coro do bolsonarismo no Brasil, considerando sua conhecida linha ideológica.

Sim, é inaceitável desobedecer a ordens judiciais – ou mesmo ameaçá-las (lembrem-se que Bolsonaro fez o mesmo) –, mas o Brasil acabou permitindo que um ataque infantil do mimado bilionário extremista se transformasse em uma crise política nacional.

Comments


bottom of page