Onça-parda é encontrada morta às margens da MG-290, em Borda da Mata, MG
Uma onça-parda foi encontrada morta na MG-290, na altura do km 18, em Borda da Mata (MG), na manhã de sexta-feira (28). A suspeita é que ela tenha sido atropelada.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a equipe foi acionada por usuários da via que relataram ter visto a onça-parda caída na beira da pista. A PM chegou ao local por volta das 9h e encontrou o animal já sem vida. A onça-parda pesava aproximadamente 60 quilos e tinha 1,50 metros de comprimento.
A onça-parda foi recolhida e transportada até Pouso Alegre (MG), onde será encaminhada ao hospital veterinário para estudos. De acordo com o Instituto Chico Mendes, a onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felino do Brasil.
O animal é encontrado em uma ampla variedade de hábitats, desde florestas até formações de savanas, e aparece eventualmente em ambientes alterados como plantações e pastagens, estando presente em todos os biomas brasileiros.
Diferentemente dos grandes felinos, a onça-parda não urra e tem uma vocalização similar a um miado. Além do tamanho, destaca-se pela agilidade, capacidade de dar grandes saltos, atingir velocidade em distâncias curtas e escalar com destreza.
Comentários