top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Onda de calor já começa e atinge quase toda Minas Gerais




Uma nova onda de calor começou em Minas Gerais nesta última quinta-feira (14 de dezembro). O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido por quatro dias, até o domingo (17), podendo ser prolongado. Segundo a previsão, as temperaturas vão voltar a ficar até 5ºC acima da média, o que indica “risco à saúde”.

A capital Belo Horizonte e as cidades da região metropolitana estão entre os municípios que vão passar pela nova onda de calor. Em novembro, o fenômeno fez BH marcar temperaturas acima de 37ºC por uma semana. Já no interior de Minas os termômetros foram além. Foi durante a onda de calor que a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, marcou 44,8°C e se tornou a cidade mais quente da história das medições.

Para os próximos dias, o Inmet prevê 41ºC em Minas Gerais no próximo domingo. Já em Belo Horizonte, a temperatura máxima deve ficar em 33ºC.
Quadros de desidratação são a ocorrência mais comum durante ondas de calor. Crianças e idosos precisam reforçar os cuidados por serem mais vulneráveis. O Inmet recomenda o contato com a Defesa Civil (telefone: 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone: 193) em casos de emergências.

PROTEJA-SE DO SOL E DO CALOR
- Proteção, chapéu, protetor, camisa
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
- Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
- Proteja as crianças com chapéu de abas;
- Use roupas leves e que não retêm muito calor;
- Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
- Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

Comentários


bottom of page