ONU e Oriente Médio rejeitam controle de Gaza pelos EUA
gazetadevarginhasi
7 de fev.
1 min de leitura
Reprodução
Na quarta-feira (5), países do Oriente Médio, a ONU e palestinos rejeitaram veementemente a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de "assumir o controle" da Faixa de Gaza e transferir seus habitantes.
A ideia foi apresentada por Trump durante uma coletiva com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (4).
Trump sugeriu que os EUA controlassem Gaza e transformassem a região, ainda devastada após o conflito com Israel, em um local próspero.
O presidente dos EUA afirmou que, com apoio do Oriente Médio, as bombas não detonadas e os escombros seriam eliminados e Gaza se tornaria uma área próspera.
No entanto, a proposta foi amplamente rejeitada, com o Hamas chamando-a de "racista" e uma tentativa de erradicar a causa palestina.
O presidente palestino, Mahmud Abbas, também se opôs, reiterando a rejeição dos palestinos ao deslocamento forçado.
A ONU, através de seu Alto Comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk, lembrou que transferências forçadas de territórios ocupados são proibidas pelo direito internacional. Países do Oriente Médio, como Egito, Jordânia, Catar e Turquia, bem como a China e França, também condenaram a ideia.
A proposta de Trump gerou intensos protestos entre os palestinos, evocando o trauma da Nakba, quando centenas de milhares foram deslocados durante a criação do Estado de Israel em 1948.
Comments