Operação Curadores combate fraude previdenciária em Viçosa/MG
gazetadevarginhasi
há 2 dias
1 min de leitura
Reprodução
Operação da Polícia Federal combate fraudes contra a Previdência Social em Viçosa/MG.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16/4) a Operação Curadores, com o objetivo de desarticular uma rede de fraudes contra a Previdência Social em Viçosa, na Zona da Mata mineira. A ação conta com a execução de oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em Viçosa e um em São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Vara Federal de Viçosa/MG.
A operação é resultado de uma investigação em parceria com o Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social em Minas Gerais (NUINP/MG), que apurou a reativação indevida de diversos benefícios previdenciários no sistema do INSS. Os investigadores identificaram que as fraudes ocorreram por meio do uso de senhas furtadas de servidores públicos, o que possibilitou o acesso remoto aos sistemas da autarquia e a transferência dos valores para agências bancárias em Viçosa.
O esquema criminoso envolvia oito indivíduos, que atuavam como falsos curadores dos beneficiários, sem vínculo legítimo e sem apresentar a documentação necessária. Esses curadores fraudulentos foram cadastrados no sistema do INSS, e os valores dos benefícios reativados eram depositados em suas contas. Em seguida, os recursos eram rapidamente sacados ou transferidos para contas de terceiros.
De acordo com estimativas do NUINP/MG, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 1,3 milhão. Os envolvidos no esquema podem ser acusados de estelionato previdenciário e associação criminosa, com penas que podem somar até 10 anos de reclusão.
Comments