Operação Natalina reforça segurança em Minas Gerais no fim de ano
Divulgação
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início, na manhã desta segunda-feira (2), à Operação Natalina 2024. A iniciativa, que se estenderá até 31 de dezembro, tem como objetivo intensificar a segurança no estado durante o período de maior movimentação comercial e aumento do fluxo de pessoas em função das festas de fim de ano.
A operação contará com um reforço significativo no efetivo policial em todo o estado, incluindo a mobilização de militares que atuam em funções administrativas. Além disso, todas as modalidades de policiamento especializado serão empregadas, como o Meio Ambiente e o Trânsito Rodoviário. Em Belo Horizonte, por exemplo, 700 policiais extras estarão nas ruas.
O principal foco da operação é prevenir crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, aumentando a sensação de segurança em áreas comerciais e nas chamadas zonas quentes de criminalidade. Paralelamente, a PMMG buscará conscientizar a população sobre golpes de estelionato, principalmente os aplicados pela internet, como fraudes envolvendo Pix, promoções enganosas, falsos atendentes bancários e boletos falsos.
Solenidade marca o início da operação
A cerimônia de abertura da operação ocorreu na Esplanada do Mineirão, na Pampulha, e contou com a presença de diversas autoridades, como o comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e representantes da sociedade civil, como Fausto Sebastião Izac, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Durante o evento, o coronel Carlos Frederico destacou a importância da ação como uma oportunidade de fortalecer a parceria entre a PM e a sociedade. “A presença potencializada do policiamento nos centros comerciais faz parte desse processo”, afirmou.
Prevenção e conscientização
Como parte das ações preventivas, a PMMG, em parceria com a CDL/BH, elaborou e distribuirá cartilhas com dicas de segurança para comerciantes e consumidores. O material aborda medidas de autoproteção contra crimes físicos e virtuais, ajudando a minimizar os riscos durante as compras de fim de ano.
A operação também se alinha à campanha "Se deu dúvida, é golpe!", lançada em outubro, que utiliza o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda. A campanha integra estratégias de comunicação, inteligência e operações para combater a criminalidade em Minas Gerais.
Além disso, a PM, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), já realizou a prisão de vários criminosos envolvidos em estelionato, ampliando o alcance da operação para além das fronteiras estaduais.
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