Operação policial apreende centenas de ‘brisadeiros’ e ‘doces mágicos’ na cidade de São Tomé das Letras
gazetadevarginhasi
25 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
A Polícia Militar apreendeu quase 400 "brisadeiros" e outros "doces mágicos" adulterados com substâncias alucinógenas e prendeu 10 pessoas durante uma operação em São Tomé das Letras (MG). A ação ocorreu na noite de sábado (22) com o objetivo de conter o comércio ilegal desses produtos.
Os "doces mágicos" podem conter drogas sintéticas, cogumelos e maconha. A operação, batizada de "Fake", mobilizou 20 policiais e percorreu diversos pontos da cidade. Ao final, foram apreendidos:
200 brisadeiros;
70 brownies mágicos;
40 cookies mágicos;
70 cogumelos mágicos;
15 palhas italianas com cannabis.
Os detidos e o material recolhido foram encaminhados para a delegacia de Três Corações.
Alerta da prefeitura
Neste mês, a Prefeitura de São Tomé das Letras emitiu um alerta aos turistas sobre os doces vendidos nas ruas da cidade, conhecidos como "brisadeiros", "brisamelos", "brownies mágicos", "brigaconha" e "doces mágicos".
Segundo a administração municipal, nos dois primeiros meses do ano, 13 pessoas relataram sintomas como alucinações, diarreia, vômito, boca seca, palpitações e desconforto torácico após consumirem esses produtos, que podem conter substâncias como maconha, medicamentos psicotrópicos e cogumelos alucinógenos.
O psiquiatra Frederico Garcia, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alerta para os riscos do consumo de drogas em alimentos. "Quando desencadeamos um episódio psicótico induzido por drogas, isso pode se tornar o gatilho para transtornos mais graves, como a esquizofrenia, que poderia permanecer latente por toda a vida da pessoa se ela não tivesse consumido a substância", explicou.
Hozzászólások