top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Proteção apreende 18 jovens aliciados por facções e prende 16 por crimes sexuais contra crianças em Minas

  • gazetadevarginhasi
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura

fonte: o tempo
fonte: o tempo
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou nesta sexta-feira (31/10) o balanço da Operação Proteção, que teve como objetivo proteger crianças e adolescentes de ações criminosas. A iniciativa resultou na apreensão de 18 jovens aliciados por facções e na prisão de 16 pessoas envolvidas em crimes sexuais contra menores.
Segundo o delegado Eduardo Dantas, da 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Ato Infracional, o foco principal foi impedir o aliciamento de adolescentes por grupos criminosos. “Percebemos que muitos adolescentes estavam sendo assediados para praticar furtos, roubos e tráfico de drogas. Diante disso, cumprimos 18 mandados de busca e apreensão para levá-los ao Poder Judiciário e garantir medidas de ressocialização”, afirmou.
Dos 18 adolescentes apreendidos, 11 foram internados provisoriamente, ficando à disposição da Justiça. Entre eles, cinco faziam parte da “gangue da marcha Ré”, responsável por furtos e arrombamentos na capital. O delegado destacou que a atuação rápida do Estado é essencial para evitar que os jovens avancem para crimes mais violentos.

Crimes sexuais contra crianças e adolescentes
Paralelamente, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG), cumpriu mandados de prisão contra condenados por crimes sexuais contra menores.
O delegado Diego Lopes informou que 16 pessoas foram presas, sendo quatro em outros estados, oito no interior de Minas e quatro em Belo Horizonte. Entre os casos, destaca-se o de um homem preso em Caldas Novas (GO), condenado por manter uma menina de 13 anos como sua “esposa”, que havia fugido de Belo Horizonte com a vítima.
A PCMG reforçou que novas fases da operação continuarão nos próximos meses, focadas na busca de foragidos e prevenção à exploração sexual infantil, garantindo proteção integral a crianças e adolescentes em todo o estado.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page