top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Vicário: Polícia Desmantela Organização Criminosa de Clonagem de Veículos de Luxo

Na manhã desta sexta-feira (14), foi deflagrada a segunda fase da operação Vicário em Piumhi, visando uma organização criminosa especializada em furtos e clonagem de caminhonetes e veículos de luxo. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em Passos, Piumhi, Itaú de Minas, Delfinópolis e Fortaleza de Minas.

O grupo é investigado não apenas por furto, roubo e clonagem de veículos, mas também por crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro. A operação é resultado de uma investigação conduzida pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A Investigação
A organização utilizava equipamentos eletrônicos para codificar chaves e ligar os motores dos veículos de luxo subtraídos. Posteriormente, os suspeitos realizavam a clonagem, alterando a numeração do chassi e outros sinais identificadores, além de replicar placas e transplantar documentos de registro. Os veículos falsificados eram então destinados a transações comerciais simuladas, dificultando o rastreio documental e físico dos veículos.

Uma característica distintiva da atuação do grupo foi o aumento significativo dos seus ganhos, evoluindo de vendas no mercado clandestino para uma modalidade criminosa mais lucrativa. Eles vendiam parte dos veículos clonados pelo preço de mercado, enganando compradores que acreditavam estar adquirindo veículos originais.

O MP revelou que a investigação identificou um crime de roubo, sete crimes de furto, três crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, três crimes de lavagem de dinheiro, um crime de receptação qualificada, dois crimes de uso de documento público falsificado, três crimes de falsidade ideológica, um crime de falsificação de documento público e dois crimes de estelionato, além do crime de organização criminosa.
Fonte:G1

Comentários


bottom of page