top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operações Start Over e Hands On somam 46 condenações e mais de 466 anos de prisão

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura
Operações Start Over e Hands On somam 46 condenações e mais de 466 anos de prisão
Divulgação
Operações Start Over e Hands On resultam em 46 condenações e mais de 466 anos de prisão.

As Promotorias de Justiça de São João Nepomuceno, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, divulgaram o balanço das operações Start Over e Hands On, que desde abril de 2021 vêm combatendo o crime organizado na região. As ações visaram desarticular facções interestaduais envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, posse ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

Até o momento, onze ações penais ajuizadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) resultaram na condenação de 46 denunciados, com penas que ultrapassam 466 anos de reclusão. As operações, segundo os promotores de São João Nepomuceno, impactaram diretamente nos índices de criminalidade e na retomada da sensação de segurança local. “A operação repercutiu positivamente nos índices de crimes violentos da comarca e também na sensação de segurança entre os cidadãos, inclusive com o retorno de festividades anteriormente suspensas em virtude da insegurança e periculosidade dos indivíduos hoje cumprindo pena”, afirmaram os promotores.

As investigações contaram com apoio de mais de 500 policiais civis, militares e rodoviários federais, além da participação do MPMG e da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Somente em abril de 2021, foram cumpridos 71 mandados de prisão e 64 de busca e apreensão em municípios mineiros e no estado fluminense.

As facções rivais concentravam integrantes principalmente em São João Nepomuceno, com ramificações em Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora e Rio Novo. A disputa pelo controle do tráfico resultou, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021, em 22 homicídios consumados e 29 tentativas apenas em São João Nepomuceno.

Composta por cinco fases, a operação garantiu a prisão de todos os foragidos e de membros identificados durante o avanço das investigações.
Fonte: MPMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page