top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Oposição Oferece Garantias a Maduro para Transição de Poder na Venezuela

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou em entrevista à agência de notícias AFP que o presidente Nicolás Maduro receberá "garantias" para deixar o poder na Venezuela. Machado, que busca provar que Edmundo Gonzalez venceu as eleições de 28 de julho, declarou que oferecerá "garantias, salvo-conduto e incentivos" para facilitar uma "transição negociada" de poder.
Machado destacou que a comunidade internacional tem uma "corresponsabilidade" no que acontece na Venezuela, e pediu maior apoio para a reivindicação de vitória da oposição.
Em uma nova nota conjunta divulgada nesta quinta-feira (8), os ministros das Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e México voltaram a exigir a divulgação das atas eleitorais da Venezuela. Pelo lado brasileiro, o documento foi assinado pelo ministro Mauro Vieira.
Os ministros reiteraram que cabe ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela apresentar as atas à sociedade, lembrando que, apesar de o CNE ter informado que enviou os documentos ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), ainda não os disponibilizou ao público.
"Consideram fundamental a apresentação pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) dos resultados das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024 desagregados por mesa de votação. Ao tomarem nota da ação iniciada perante o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) sobre o processo eleitoral, partem da premissa de que o CNE é o órgão a que corresponde, por mandato legal, a divulgação transparente dos resultados eleitorais", afirmaram os ministros na nota conjunta. Fonte:G1

Comments


bottom of page