Organização criminosa desviava milhões da saúde em Sorocaba, diz PF
gazetadevarginhasi
10 de abr.
1 min de leitura
Reprodução
PF deflagra operação contra esquema de desvio de verbas da saúde em Sorocaba (SP).
Sorocaba/SP – A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (10/4) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos destinados à área da saúde em Sorocaba (SP). A investigação teve início em 2022 após indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar serviços de saúde no município.
Além dos desvios, a apuração identificou lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, quitação de boletos e negociações no setor imobiliário. A operação conta com mais de 100 agentes da PF cumprindo 28 mandados de busca e apreensão em 13 municípios paulistas, como Sorocaba, Votorantim, Osasco e Santos, e também em Vitória da Conquista (BA).
A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e valores que somam até R$ 20 milhões e proibiu a OS investigada de firmar contratos com a administração pública. Os alvos da operação poderão responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, fraude à licitação e contratação direta ilegal.
Comments