OTAN em alerta! Rússia, China, Irã e Coreia do Norte formam aliança que ameaça a paz mundial
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, emitiu um alerta sobre a crescente cooperação entre Rússia, China, Irã e Coreia do Norte, destacando o potencial aumento da ameaça à paz global. Segundo Rutte, essas parcerias não apenas intensificam a ofensiva russa na Ucrânia, mas colocam em risco a segurança no Indo-Pacífico e na América do Norte.
De acordo com informações da inteligência ocidental, a Rússia tem recebido mísseis do Irã e ajuda econômica da China para contornar sanções internacionais. Além disso, a Coreia do Norte apoiou a Rússia enviando munições, mísseis balísticos e, recentemente, cerca de 11 mil soldados. Essa presença norte-coreana gera temores de uma escalada multirregional, principalmente na Coreia do Sul, que já considera fornecer apoio militar à Ucrânia como resposta.
Rutte destacou a importância do fortalecimento da cooperação entre Europa e América do Norte, defendendo o aumento de investimentos em defesa para minimizar o risco de conflitos futuros. "Quanto mais investimos em defesa, menor é o risco de novos conflitos", afirmou.
コメント