top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Parceria Brasil-Paraguai já eliminou 40 mil toneladas de maconha em 13 anos

  • gazetadevarginhasi
  • 26 de mai.
  • 1 min de leitura
Parceria Brasil-Paraguai já eliminou 40 mil toneladas de maconha em 13 anos
Divulgação
Brasil e Paraguai iniciam 50ª fase da Operação Nova Aliança com novo recorde de erradicação de maconha.

A Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) iniciaram, nesta segunda-feira (26/05), a 50ª fase da Operação Nova Aliança. A ação marca os 13 anos de uma das mais relevantes iniciativas bilaterais contra o narcotráfico na América Latina.

Desde o início da cooperação, mais de 40 mil toneladas de maconha foram erradicadas na região de fronteira entre os dois países — o equivalente a cerca de 2 mil caminhões bitrem. As operações, realizadas em áreas de difícil acesso, já cobriram aproximadamente 12.820 hectares de cultivos ilegais, o que corresponde a quase 13 mil campos de futebol ou metade da área de Florianópolis (SC).

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2024, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a maconha segue como a substância ilícita mais consumida no mundo, com aumento na potência e variedade dos produtos, sobretudo em locais onde o uso foi legalizado.

Além de combater o tráfico e o crime organizado, a Operação Nova Aliança também promove recuperação ambiental por meio da Operação Restaurar, liderada pelo Instituto Nacional de Florestas do Paraguai.

A meta da 50ª fase é alcançar a marca de 41 mil toneladas de maconha destruídas, fortalecendo o compromisso conjunto de Brasil e Paraguai com a segurança regional, a preservação ambiental e o enfrentamento aos danos causados pelo tráfico de entorpecentes.
Fonte: PF

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page