O pentatlo moderno nas Olimpíadas de Los Angeles 2028 não terá mais cavalos. Rob Stull, novo presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), afirmou que a equitação será substituída pela corrida com obstáculos. A mistura de esgrima, natação livre, hipismo, tiro com pistola e corrida cross-country causou furor nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, quando um treinador alemão atropelou um cavalo que recusou uma cerca. O esporte foi retirado da lista inicial para os Jogos de Los Angeles de 2028, mas foi reintegrado depois que a UIPM decidiu que o elemento equestre seria substituído por corridas de obstáculos após as Olimpíadas de Paris deste ano, edição em que esporte também sofreu críticas. A mudança causou polêmica, com alguns atletas insatisfeitos, mas o esporte espera atrair um público maior, mais jovem e mais diversificado, já vendido em franquias populares de pistas de obstáculos.
“Absolutamente não é uma operação de resgate”, disse Stull, que foi eleito para o cargo na semana passada e sucedeu ao presidente de longa data Klaus Schormann, a um grupo de repórteres.
“Não vejo o nosso esporte de forma defensiva. Tivemos desafios e reconhecemos isso. Portanto, não vejo isso de forma defensiva. É uma ação ofensiva na construção e no crescimento do esporte”, disse Stull, ex- Atleta olímpico que competiu no pentatlo e na esgrima nos Jogos.
A mudança para Los Angeles não é a primeira na história do esporte, que estrou nas Olimpíadas em 1912. Armas de fogo e espadas foram substituídas por pistolas laser e espadas elétricas, entre outras.
“O pentatlo moderno consiste em cinco disciplinas, e a nova modalidade representa 20% do esporte. O que espero ver em Los Angeles é o que vimos em Paris, mas elevado. Paris foi um grande sucesso para o pentatlo moderno. A fasquia foi definida e elevada para o pentatlo moderno”, disse Stull.
O local da competição esportiva nos Jogos de Los Angeles ainda não foi determinado, e o dirigente disse que precisa ser finalizado mais cedo ou mais tarde.
Fonte: CNN.
Comments