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Pesquisa da ACIV revela hábitos e expectativas dos consumidores

A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo varejo, está movimentando os consumidores em Varginha. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Varginha (ACIV), 66,7% dos entrevistados disseram que vão aproveitar as promoções, enquanto 33,3% afirmaram que não irão comprar.
Entre aqueles que não pretendem comprar, o principal motivo é a desconfiança nas promoções, avaliada por 42,9% dos entrevistados. Outros fatores incluem falta de dinheiro (24,5%), desejo de economia (14,3%), foco nas compras de Natal (8,2%) e outros motivos diversos (10,1%).
Entre aqueles que declararam intenção de compra, a quantidade de produtos desejada varia. Cerca de 30,1% planejam adquirir ao menos três itens, enquanto 19,3% pretendem comprar cinco ou mais. Já 25,3% afirmaram que devem adquirir dois produtos, 21,7% comprarão apenas um item e 3,6% planejam levar quatro produtos.
O valor médio estimado pelos consumidores também chama atenção. Mais de 81% dos entrevistados pretendem gastar acima de R$ 200. No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito liderado a preferência, citado por 51,8% dos entrevistados, acompanhados pelo PIX (25,3%) e pelo cartão de débito (10,8%). Opções como dinheiro (6%) e carne (4,8%) aparecem em menor escala. Outras formas de pagamento terão opção de 1,3%.
O e-commerce se destaca como o canal de compra mais considerado pelos consumidores, com 36% das intenções de compra, seguido pelo comércio no centro da cidade (24,5%). Também foram relatados comércio eletrônico local (16%), shopping (12,8%), lojas de bairro (9,6%) e estabelecimentos em outras cidades (1,1%). Os fatores mais importantes para a decisão de compra incluem descontos e promoções, preço, qualidade do produto, prazo de entrega, atendimento, comodidade e, por fim, a marca.
A maioria das compras será direcionada ao uso pessoal, segundo 60,9% dos entrevistados. Outras opções incluem parentes (16,5%), parceiros(as) (13%) e amigos (1,7%), além de outras pessoas (7,9%). A pesquisa também revelou que 91,6% dos consumidores pesquisam preços antes de realizar suas compras, reforçando a importância de estratégias claras e competitivas por parte dos comerciantes.
Apesar do otimismo em torno dos dados, alguns consumidores ainda desconfiam das promoções durante a Black Friday. Para 66,3%, os descontos são reais apenas em alguns casos, enquanto 20,5% acreditam que as promoções não são confiáveis. Outros 13,3% afirmaram confiar plenamente nas ofertas anunciadas.
O presidente da ACIV, André Yuki, destacou a importância dos lojistas se prepararem para atender às expectativas dos consumidores. “Uma decoração bem feita e bons descontos serão fundamentais para ter sucesso nessa Black Friday. O clima de promoção precisa estar presente para despertar o interesse e fidelizar os clientes”, afirmou.
Os itens mais procurados pelos consumidores nesta Black Friday incluem calçados, roupas, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho, utilidades domésticas, móveis, eletrônicos, brinquedos e celulares. Esses dados, segundo a ACIV, oferecem aos lojistas uma oportunidade de ações planejadas que possam atender às demandas dos consumidores e contribuir para as vendas neste período de grande movimento.

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