Pesquisa Genial/Quaest: 70% dos deputados se opõem ao fim da escala 6x1
- gazetadevarginhasi
- 2 de jul.
- 2 min de leitura

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que 70% dos deputados federais são contra o fim da escala de trabalho 6x1. O levantamento traz ainda a percepção dos parlamentares sobre outros temas como isenção do Imposto de Renda, taxação de super-ricos e o PL dos supersalários.
A PEC de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala 6x1, figura entre as mais rejeitadas, ao lado da sugestão de excluir verbas do Judiciário do limite de gastos — ambas com 70% de desaprovação.
Já o projeto de lei que combate supersalários aparece em terceiro lugar entre os mais rejeitados, com 53% de deputados contrários. A proposta sobre o Judiciário registra o menor índice de apoio, com apenas 15% a favor.
Na outra ponta, três propostas receberam forte aprovação dos parlamentares: a elevação da faixa de isenção do IR (88%), a exploração de petróleo na Amazônia (83%) e o aumento de penas para roubos (76%).
Alguns temas mostraram divisão entre os congressistas: a inclusão de verbas indenizatórias no teto do funcionalismo público teve 48% de apoio e 38% de rejeição. A taxação de super-ricos também dividiu opiniões, com 44% a favor e 46% contra. Já a PEC da segurança pública recebeu 42% de apoio e 42% de rejeição.
A pesquisa entrevistou 203 deputados federais entre os dias 7 de maio e 30 de junho, com abordagem online e presencial. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Outras questões da pesquisa também revelaram:
64% acreditam que a política econômica do país está indo na direção errada;
68% avaliam positivamente a atuação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
49% acham que o STF “sempre” invade competências do Congresso;
65% descartam a possibilidade de aprovação de impeachment contra ministros do Supremo.
Comentários