Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) revelou que 94% dos municípios brasileiros não estão adequadamente preparados para lidar com tragédias climáticas, como enchentes, inundações e deslizamentos de encostas. O estudo avaliou a presença de 25 estratégias de prevenção em cada município, incluindo medidas presentes nos Planos Diretores e Leis de Uso do Solo, além da existência de programas habitacionais e planos de contingência.
O levantamento, baseado em dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2020 do IBGE, destacou em vermelho as cidades com menos de 20% das estratégias, em laranja aquelas com 20% a 49%, em amarelo as que têm de 50% a 79%, e em verde as que possuem mais de 80% das estratégias implementadas.
No Rio Grande do Sul, especialmente afetado por fortes chuvas recentes, a situação é preocupante, com 304 das 497 cidades gaúchas tendo menos de 20% das estratégias verificadas. Porto Alegre, a capital do estado, detém 44% das estratégias, enquanto apenas uma cidade gaúcha, Itatiba do Sul, possui mais de 80%.
Além disso, uma pesquisa de percepção conduzida pelo ICS e pelo Ipec revelou que 79% dos entrevistados acreditam que as prefeituras podem contribuir para combater as mudanças climáticas. Entre as medidas mais citadas estão o aumento e conservação de áreas verdes, controle do desmatamento e ocupação de áreas de mananciais, e a redução no uso de combustíveis fósseis.
Os maiores problemas ambientais citados pelos entrevistados incluem o calor e aumento da temperatura, poluição do ar, poluição dos rios e mares, e enchentes ou alagamentos, sendo que nas capitais, as enchentes e a poluição do ar são os problemas mais mencionados.
fonte:AgenciaBrasil
Comments