Pesquisadores de Varginha lançam Índice de Saturação de Mercado (ISM) para Minas Gerais
O GEESUL, um grupo de pesquisadores de economia e negócios, lançou o Índice de Saturação de Mercado (ISM) para Minas Gerais. A plataforma é uma ferramenta que mede o nível de concorrência de empresas de cada segmento dentro de uma cidade e de uma região, diante do potencial de consumo local.
O ISM foi criado por Guilherme Vivaldi, Pedro Portugal e Marcelo Ávila, fundadores do GEESUL. A ideia surgiu da inquietação de Guilherme sobre como mensurar a saturação dos mercados nas cidades. A ideia era mensurar a saturação de mercados específicos. Assim, os membros do GEESUL passaram a coletar dados e testar fórmulas matemáticas que pudessem traduzir a saturação em um único número. Muitos testes foram realizados e um artigo científico sobre o tema foi publicado.
O ISM despertou interesse da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - SEDE, quando foi inscrito no programa SEEDGov, um programa de aceleração de startups que visa solucionar problemas do setor público. Atualmente, o GEESUL está sendo acelerado no programa e conseguiu evoluir a metodologia do ISM, deixando-a mais robusta e confiável, capaz de atender os 853 municípios de MG.
Benefícios para o setor público
Para o setor público, o ISM traz dados sobre as empresas e potencial de consumo local, orientando melhor a atração de investimentos, descoberta de encadeamentos produtivos locais, a capacitação de mão de obra, além de facilitar o entendimento da vocação econômica do município.
Benefícios para o setor privado
Para o setor privado, a ferramenta ajuda empreendedores que desejam abrir sua primeira empresa, e precisam estudar o mercado, através de dados confiáveis e com fácil interpretação. A plataforma pode apontar qual o melhor município para ser instalada uma nova empresa.
Para empresas já existentes, o ISM auxilia nos estudos para expansão de filiais, franquias e abordagens comerciais, identificando potencial de consumo e concorrência, para qualquer das 1.331 tipos de atividades existentes, nos 853 municípios do Estado.
A importância da pesquisa antes de abrir uma empresa
A pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor que deseja abrir uma empresa. Ela permite identificar o potencial de consumo do mercado, a concorrência existente, as oportunidades e os desafios.
A plataforma ISM é uma ferramenta valiosa para empreendedores que desejam realizar uma pesquisa de mercado completa e confiável. Ela fornece dados sobre o potencial de consumo, a concorrência e o desempenho das empresas em cada segmento de atividade, para qualquer município de Minas Gerais.
O ISM pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais acertadas sobre o local de instalação da empresa, o nicho de atuação, o modelo de negócio e a estratégia de marketing.
Comentários