PF deflagra operação contra fraudes em licitações no Tocantins; prejuízo ultrapassa R$ 15 milhões
gazetadevarginhasi
18 de fev.
1 min de leitura
Reprodução
A Polícia Federal (PF) lançou nesta terça-feira (18) a operação “Pacto de Concreto”, que investiga crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos e associação criminosa no município de Porto Nacional, no Tocantins. A operação tem como alvos servidores públicos municipais e empresários suspeitos de envolvimento no esquema.
O nome da operação faz referência ao acordo ilícito entre agentes públicos e empresários, enquanto “de concreto” remete ao objeto das licitações investigadas: o fornecimento de peças pré-moldadas de concreto para a construção de pontes.
Os policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de suspensão do exercício das funções públicas nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Dianópolis e Araguaína. A investigação aponta que servidores teriam favorecido determinadas empresas, direcionando contratos públicos e permitindo o superfaturamento das obras.
O valor total dos contratos supostamente fraudados já ultrapassa R$ 15 milhões. A PF segue reunindo provas e busca identificar todos os envolvidos para desarticular o grupo e aprofundar a investigação.
Os crimes investigados incluem frustração ao caráter competitivo de licitações, peculato desvio e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 23 anos de prisão.
Comments