top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PF prende quatro suspeitos de desviar recursos da educação no Rio de Janeiro.

Reprodução
Reprodução
Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal (PF) prendeu quatro pessoas acusadas de desviar recursos federais destinados à educação em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os suspeitos tinham mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. Além disso, a operação cumpriu 42 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e em Pernambuco.

A Operação Errata investiga um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de contratos firmados pela Secretaria Municipal de Educação, sem licitação, com o objetivo de fornecer livros didáticos aos alunos da rede municipal de ensino. Os recursos eram repassados por meio do Fundo Nacional de Educação (Fundeb), o que levou à parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal.

Segundo a PF, os suspeitos realizavam pagamentos superfaturados a empresas fornecedoras de livros, utilizando documentos falsificados. Funcionários públicos de Belford Roxo se beneficiavam de vantagens indevidas a partir desse esquema.

Durante a investigação, também foram encontrados indícios de tentativa de ocultação da origem ilícita dos recursos, por meio de práticas de lavagem de dinheiro.

A PF ainda destacou que o fornecimento de livros didáticos aos alunos da rede municipal de Belford Roxo tem sido realizado por apenas duas empresas, sem licitação, desde 2017. Além disso, o município poderia ter obtido os livros de forma gratuita por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC).

Fonte:Agência Brasil

Kommentare


Gazeta de Varginha

bottom of page