top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

"PIB dos EUA Deve Mostrar Desaceleração no 4º Trimestre com Aumento das Importações"

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de jan.
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O crescimento econômico dos Estados Unidos provavelmente desacelerou no quarto trimestre devido ao aumento das importações e a uma greve na Boeing, que afetou os gastos com aeronaves. No entanto, a forte demanda doméstica deve manter o Federal Reserve em uma trajetória de corte da taxa de juros neste ano.

O relatório sobre o PIB, que será divulgado nesta quinta-feira (30), deve mostrar que os gastos dos consumidores continuaram a crescer de forma robusta no último trimestre.

Os gastos estão sendo sustentados por um mercado de trabalho resiliente, com bons ganhos salariais. Apesar da desaceleração no ritmo de crescimento do quarto trimestre em comparação ao terceiro, a economia americana superou as expectativas de recessão, que haviam sido impulsionadas pelas altas nas taxas de juros feitas pelo banco central dos EUA, que aumentou as taxas em 5,25 pontos percentuais em 2022 e 2023 para combater a inflação.

Na quarta-feira (29), o Federal Reserve manteve sua taxa de juros de referência entre 4,25% e 4,50%, após reduzi-la em 100 pontos-base desde setembro.

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que a economia "está forte em geral". A pesquisa com economistas indicou que o PIB provavelmente aumentou a uma taxa anualizada de 2,6% no quarto trimestre, em comparação com 3,1% no terceiro, com estimativas variando de 1,7% a 3,2%.

Apesar da desaceleração, o crescimento da economia em 2023 foi de 2,9%, acima da taxa de 1,8% considerada pelo Fed como sustentável sem gerar inflação. Para este ano, o Fed prevê dois cortes na taxa de juros, abaixo dos quatro inicialmente esperados em setembro, quando começou seu ciclo de afrouxamento monetário.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page